A vida agitada e a pressa no cotidiano faz com que uma grande parte das pessoas não consiga manter uma rotina alimentar. No entanto, ter uma nutrição balanceada é uma das prioridades daqueles que se preocupam com a saúde e o bem-estar do seu organismo. Por isso, a importância da suplementação alimentar é um dos assuntos mais debatidos quando o tema é qualidade de vida. Muito além de mero atributo de quem adota uma vida fitness e regrada, ela pode ser benéfica para aqueles que querem manter o vigor e a energia. Provavelmente você já relacionou suplementação alimentar com atletas de alto rendimento e com corpos esculpidos. Aqui vamos desmistificar o assunto e mostrar o que é a suplementação alimentar e sua importância para todos nós.
O que é Suplemento Alimentar?
A definição mais clara sobre suplementos alimentares pode ser encontrada de um informativo da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, de 2015:
“Suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis”.
Ou seja, suplementos são necessários para todos, já que cada indivíduo apresenta determinadas necessidades em suas fases de vida.
Na infância, por exemplo, os nutrientes como Cálcio, Zinco, Magnésio, Ferro, vitaminas do complexo B, Carboidratos e Proteínas assumem papéis importantes para o crescimento.
Já na adolescência, nutrientes como Ferro, Cálcio, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, Selênio e Iodo são os protagonistas.
E na fase adulta, os nutrientes mais importantes são: vitamina D, Selênio, Zinco e Carboidratos.
Para Idosos, No caso dos idosos, a suplementação alimentar é ainda mais importante. Com o passar das décadas, ocorrem muitas alterações fisiológicas, por exemplo, a perda de massa, função e força muscular, causada pela sarcopenia. Os nutrientes como vitamina, D, Cálcio, Ferro e Proteínas são de grande importância e, portanto, as reposições precisam ser feitas de maneira adequada, visando evitar doenças e lesões e garantir a qualidade de vida e a independência dos idosos.
Classificação dos suplementos:
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os suplementos alimentares podem atuar complementando a dieta alimentar quando esta não suprir as demandas do organismo. Eles são compostos de vitaminas, minerais e proteínas isoladas ou podem ser feitos de alimentos naturais em pó.
As modalidades de suplementos alimentares e como podem funcionar são:
Multivitamínicos ou polivitamínicos: ajudam a regular os nutrientes do corpo;
Antioxidantes: podem ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento;
Proteicos: geralmente utilizados por quem quer ganhar massa muscular;
Hipercalóricos: ajudam pessoas com dificuldades de ganhar peso;
Termogênicos: podem auxiliar na queima de calorias e gerar energia e calor;
Hormonais: indicados para regularizar e repor o sistema hormonal.
Qual a importância dos suplementos?
Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação. Mas não atuam substituindo os nutrientes presentes nos alimentos. São importantes para evitar e repor eventuais deficiências nutricionais. A suplementação pode atuar ajudando a prevenir doenças ou em conjunto com outros medicamentos, para quem já sofre de algum tipo de patologia. Como dito acima, as mudanças dos hábitos causadas pela rotina fazem com que as necessidades nutricionais diárias nem sempre sejam atingidas. Como uma alternativa a esse desequilíbrio e buscando complementar os nutrientes, pode se fazer uso de suplementos alimentares. Algumas doenças como a fibrose cística e a gastrite atrófica, podem dificultar a absorção de nutrientes, mesmo para quem tem alimentação equilibrada e rica. A suplementação com vitaminas é uma das recomendações para auxiliar na reversão desses processos.
Além disso, o uso contínuo de suplementos do tipo Polivitamínicos pode ajudar na reposição e no complemento de nutrientes que geralmente não são consumidos em quantidades satisfatórias. Porém, somente seu uso não substitui a alimentação. O intuito dos suplementos à base de vitaminas é dar um reforço e complemento. O metabolismo humano necessita de quantidades diárias específicas de certas substâncias para que continue funcionando de maneira saudável e equilibrada. Ao manter o corpo bem nutrido, você pode se sentir mais disposto, o sistema imunológico pode funcionar melhor e ajudar a evitar doenças. Ou seja, quando tudo está adequado, o quadro geral da saúde também fica melhor.
A suplementação é muito usada por praticantes de atividades físicas, principalmente as mais intensas. Isso porque os exercícios são responsáveis por gastar grande parte dos nutrientes do corpo. E mesmo que esses esportistas e atletas tenham uma dieta satisfatória e regrada, podem precisar de nutrientes extras. Portanto, os suplementos atuam auxiliando no metabolismo energético, trazendo mais disposição e vitalidade para o organismo dos atletas. Outro ponto importante refere-se ao fato de que eles ajudam na perda de peso e no ganho de massa muscular porque contribuem para a construção desses tecidos. Por isso, costumam ser muito procurados por praticantes de musculação e atletas.
CUIDADO: Os suplementos e os esteróides anabolizantes são coisas completamente diferentes! Os anabolizantes são substâncias químicas indicadas para o tratamento de problemas hormonais. O uso indiscriminado oferece sérios problemas ao seu organismo.
Suplementos não são medicamentos
É importante mencionar que os suplementos alimentares não são considerados medicamentos. Apesar de sua comercialização não estar sujeita à apresentação de receita, o consumo deve ser supervisionado por um profissional do ramo. Existem substâncias nesses suplementos que devem ser consumidas em nível seguro, pois podem causar reações adversas e prejudicar o corpo.
O CONSUMO DEVE SER FEITO DE MANEIRA CONSCIENTE E CONFORME DETERMINAÇÃO MÉDICA OU A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE.
Esse cuidado é importante para que órgãos do corpo, como fígado, rins e coração, não fiquem sobrecarregados e sofram disfunções.