acetilcisteina

A IMPORTÂNCIA DA ACETILCISTEINA

Quem busca uma melhoria na saúde e ainda um melhor rendimento nos treinos precisa conhecer a importância do Suplemento Alimentar Acetilcisteína. Além de auxiliar no sistema imune também é um poderoso antioxidante atua na proteção de vários órgãos do corpo além de auxiliar no seu desempenho diário. Nesse breve post faremos um resumo sobre o assunto, e acredite você vai se surpreender na quantidade de benefícios que a Acetilcisteína pode proporcionar em sua vida.

acetilcisteina2

O que é Acetilcisteína?

Também conhecida como NAC surgiu como um medicamento com o intuito de tratamento de problemas respiratórios. Normalmente são vendidos em farmácias como Expectorante, são comercializados tanto no formato de medicamentos como no formato de suplemento alimentar. Auxilia na formação de Glutationa devido a sua ligação ao aminoácido L-cisteína. A Glutationa ajuda com os efeitos negativos dos radicais livres nas células beneficiando assim o sistema imunológico por ser um poderoso antioxidante. É considerada um dos 40 medicamentos essenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por vezes também é indicada para tratamento de envenenamento por paracetamol. Está presente na lista de constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares da Instrução Normativa 28/2018 da ANVISA.

Benefícios proporcionados pela Acetilcisteína:

  • É um agente mucolítico que serve para a eliminação de catarro nos pulmões;
  • Eleva os níveis de Glutationa no corpo;
  • Se utiliza o tratamento da sobredose de acetaminofeno;
  • Reduz ao radicais livres;
  • Pode mudar atividade do vírus da influencia;
  • Promove a saúde hepática;
  • Grande capacidade antioxidante;
  • Favorece a desintoxicação do organismo;
  • Favorece a eliminação de metais pesados;
  • Mitiga a inflamação muscular;
  • Promove a saúde da pele, unhas e cabelo.
  • Entre esse benefícios vale a pena destacar alguns deles:
  • Produção de Glutationa

Auxilia na produção de Glutationa, que atua na defesa antioxidante, no metabolismo de nutrientes e a regulação de eventos celulares, incluindo a expressão génica, ADN e síntese proteica, proliferação celular e apoptose, transdução de sinais, produção de citoquinas e resposta imune”.

Um nível baixo da Glutationa pode resultar no enfraquecimento do sistema imune podendo levar ao stress oxidativo, isso afeta principalmente indivíduos que praticam algum tipo de atividade física.

Funcionamento Pulmonar

Como dito anteriormente é de grande auxilio ao funcionamento pulmonar, principalmente no grupo de pessoas que sofram de alguma doença como a fibrose quística, a fibrose pulmonar ou a doença pulmonar intersticial por exemplo. Atua na diminuição da viscosidade e aumentando a fluidez do muco o que favorece tanto a eliminação por meio da tosse (ação expectorante) quanto a depuração mucociliar, processo natural de limpeza interna em que as partículas de poeira e microrganismos retidos no muco são “varridos” pelo movimento dos cílios que revestem as vias aéreas internamente, reduzindo, consequentemente, a consistência das secreções respiratórias, popularmente conhecidas por catarro.

Ação anti-inflamatoria

A NAC tem um efeito preventivo nas complicações metabólicas associadas à obesidade. Seus efeitos têm sido associados à redução do acúmulo de lipídios celulares e aumento dos níveis de antioxidantes intracelulares nas células adiposas, ajudando a reduzir os danos causados ​​pela inflamação e estresse oxidativo. Sua capacidade de aumentar os níveis de glutationa endógena torna o NAC um dos antioxidantes mais importantes para proteção contra o estresse oxidativo e aumenta seu potencial terapêutico para prevenir muitas doenças causadas pelo estresse oxidativo.

Comiidas-Acetilcisteina-

Principais Fontes de Acetilcisteína

Para que seu corpo produza o aminoácido cisteína, você precisa de quantidades adequadas de ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12, que podem ser encontradas no feijão, lentilha, espinafre, banana, salmão, pimentão vermelho, alho, brócolis, cebola roxa, couve-de-bruxelas e atum. Não há recomendações dietéticas específicas para cisteína, pois seu corpo pode produzir pequenas quantidades. Embora a maioria dos alimentos ricos em aminoácidos contenham cisteína, algumas pessoas precisam suplementar NAC para aumentar a ingestão. Os suplementos orais de N-acetilcisteína estão disponíveis sem receita em comprimidos, cápsulas, preparações efervescentes e em pó. A maioria é vendida em formulações de 600 miligramas (mg), embora algumas cheguem a 1.000 mg.

A dosagem de cisteína varia de acordo com as necessidades nutricionais individuais e o objetivo a ser tratado. Por isso, esse suplemento deve ser usado sob a orientação de um médico ou nutricionista e seguindo as recomendações de uso contidas na embalagem.

Gostou do conteúdo?
COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Telegram
Fale Conosco
1
Não Fique em Dúvidas, Fale conosco!!
Escanear o código
Fale conosco!!